Ciclismo: Por onde começar

Postado por master 02/09/2016 0 Comentários Ciclismo,

 

 

"Pensando em praticar uma atividade saudável e com diversos benefícios para a sua saúde?

Saiba mais sobre o ciclismo!"

 

 

 

 

O ciclismo é uma das atividades que mais traz benefícios à saúde. Além de favorecer a perda de gordura corporal e o ganho de massa muscular, andar de bicicleta trabalha vários grupos musculares, o que acaba sendo um exercício completo.

Esta atividade tem ganhado muitos adeptos nos últimos tempos devido a possibilidade de maior interação e contato com a natureza.

O ciclismo melhora a saúde cardiovascular, controlando o colesterol e a glicemia, prevenindo a angina e o infarto agudo do miocárdio. O ciclismo também contribui para a diminuição da pressão arterial, pois ajuda a tonificar os vasos sanguíneos, fazendo com que eles relaxem mais facilmente.

Os benefícios do ciclismo são muitos, no entanto, muitas pessoas possuem dúvidas de como devem iniciar a atividade.

Praticar o ciclismo constantemente faz com que a pessoa tenha mais fôlego e aumente seu desempenho aeróbico. Por isso, neste artigo te mostraremos como iniciar  essa prática com 8 dicas incríveis. Confira!

 

8 dicas para começar a fazer ciclismo:

 

 

 

1. Consulte sua saúde

 

A primeira coisa que você deve fazer é consultar um médico e pedir para ele solicitar uma bateria de exames completa para comprovar se você está apto a fazer a atividade física.

Dessa forma, você terá um panorama completo de sua saúde e condição física. E poderá iniciar o ciclismo sem medo.

 

2. Escolha a bicicleta adequada

 

Essa escolha requer muita atenção. Você deve pesquisar muito antes de fazer um investimento, pois sua bike pode ser sua companheira por muito tempo.

Sendo assim, é preciso que você escolha a bicicleta mais adequada para você. Isso é muito importante para que você tenha total conforto no esporte. O modelo também deve estar de acordo ao tipo de ciclismo que você pretende praticar, como estrada, montanha, cidade e entre outros. Cada cenário exige um tipo de bicicleta.

 

3. Adquira trajes adequados

 

Após escolher a bicicleta, escolha uma roupa adequada para ciclismo. De início, você deve dar prioridade a uma vestimenta que se ajuste ao seu corpo, seja elástico e transpirável. As luvas e meias devem ser finas e confortáveis.  Bem como, o tênis ou sapatilha que você irá usar.

 

É necessário também escolher um capacete, para a sua segurança e óculos de sol, que fiquem confortáveis.

 

É importante também você ter uma mochila adequada para carregar sua garrafinha de água, lanche, celular e entre outras coisas.

 

4. Comece por percursos curtos

 

 

Feito isso, você já pode começar a fazer ciclismo. De início, prefira percursos simples, por volta de 30 minutos, vá aumentando o tempo e o nível de dificuldade conforme se sinta seguro e sua resistência seja aumentada.

 

Você pode optar fazer esporte com grupos de ciclistas mais experientes. Dessa forma, você terá a ajuda e orientação necessária nesse início.

 

5. Faça alongamentos

 

Antes de começar a pedalar, dedique de 5 a 15 minutos para fazer alongamentos. Dessa forma, você evita lesões e fica mais preparado para a atividade.

 

6. Monitore seu ritmo cardíaco

 

Se quiser controlar seu ritmo cardíaco, use um pulsômetro de peito. Com esse equipamento, será possível monitorar o seu ritmo cardíaco.

 

7. Esteja sempre bem hidratado

 

Por fazer você transpirar muito, é indispensável não se esquecer de se manter hidratado. Caso contrário, você poderá ficar desidratado e começar a ter vertigens, tonturas e dor de cabeça.

 

Por isso, sempre tenha uma garrafa de água em sua mochila, ou adquira uma mochila de hidratação.

 

Isotônicos, sucos naturais e água de coco também podem ser bebidos paralelamente à agua.

 

8. Não descuide da alimentação

 

 

Estar bem alimentado também é um fato preponderante para praticar o ciclismo. A melhor dica é ingerir antes de começar a pedalar alimentos que dão energia e vitalidade, como frutas, castanhas, grãos integrais, ovos, gengibre, vegetais de folha verde e entre outros.

Sempre balanceie a quantidade de proteínas e carboidratos, pois dessa forma o processo digestivo fica mais lento, fazendo com que a energia seja liberada aos poucos. Isso também evita os temíveis picos de glicose.

Tenha sempre uma barra de cereais ou uma fruta em sua mochila para ingerir após a pedalada.

Se você mantiver uma dieta saudável juntamente com a prática frequente do ciclismo, você terá a perda de gordura corporal e o ganho de massa magra (hipertrofia muscular) de forma mais acelerada. Além, de é claro, favorecer sua saúde.

 

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