A participação de deficientes visuais nas Paralimpíadas

Postado por master 16/09/2016 0 Comentários Paraolimpiadas,

A participação de deficientes visuais nas Paralimpíadas

Este ano, 7 modalidades contam com a presença de deficientes visuais

 

As Paralimpíadas da Rio 2016 começaram, oficialmente, no último dia 7. As metas de público já foram batidas – ao todo, foram vendidos mais de 2 milhões de ingressos para as mais diversas modalidades –, mas a busca por medalhas continua até o dia 18 de setembro.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) espera terminar a competição no top 5 do quadro de medalhas. Até o fechamento desta matéria, o país contava com  10 medalhas de ouro, uma vitória para o público e, principalmente para os atletas, que têm nos jogos paralímpicos a oportunidade de mostrar ao mundo todo o resultado dos trabalhos realizados nos últimos quatro anos.

Atualmente, com a grande quantidade de esportes para deficientes, a participação dos atletas acontece de maneira diferente, variando de acordo com a modalidade, o grau e o tipo de deficiência. Em alguns casos, aliás, não é permitido que o atleta concorra em determinadas categorias. Para os deficientes visuais, por exemplo, o rugby, que é um esporte adaptado e direcionado para cadeirantes, e o tênis de mesa não são uma opção.

 

Odair Santos conquista medalha de prata nas Paralimpíadas Rio 2016. Fonte: Rio 2016

Odair Santos conquista medalha de prata nas Paralimpíadas Rio 2016. Fonte: Rio 2016

 

 

Geralmente, esses atletas participam das provas de atletismo, sempre acompanhados por um corredor vidente ao seu lado. O mesmo acontece no ciclismo de estrada e de pista, em que a bicicleta conta com dois bancos, para que um guia possa acompanhar. Nesses casos, os atletas podem optar pelo uso de vendas ou óculos de sol.

Já no Futebol de 5 – também conhecido como futebol para cegos – e no Goalball, cada atleta responde por si. As modalidades foram desenvolvidas exclusivamente para pessoas com deficiência visual e conta com um gol de cada lado. Todos os jogadores são atacantes e defensores, e devem, obrigatoriamente, utilizar vendas para que haja igualdade de condições.

 

Brasil e Argentina disputam Futebol de 5. Fonte: Rio 2016

Brasil e Argentina disputam Futebol de 5. Fonte: Rio 2016

 

Os atletas com deficiência visual também podem competir em outras modalidades, como Hipismo, Judô, Natação e Remo. Em 2012, a competição também contava com participantes parcialmente cegos no tiro com arco.

As Paralimpíadas continuam e nós, da WebÓculos, estamos na torcida por mais medalhas. Vale lembrar que somos especializados em moda esportiva e contamos com diversas opções de marcas e modelos de óculos de sol para corrida, atletismo e outras modalidades. Passe no nosso site e encontre o modelo ideal para você!

 

Deixe um comentário